Fundada em 1738, na primeira metade do século XVIII, a Quinta do Porto Nogueira esteve sempre na posse da mesma família até à segunda metade do século XX. Os actuais proprietários adquiriram-na no início deste século. Durante séculos, a principal cultura da Quinta do Porto Nogueira foi a vinha, agora reposta e plantada nos seus terroirs originais, ao redor das Casas e da Adega.
-
Quinta do Porto Nogueira
As Vinhas
As nossas vinhas produzem em terrenos argilosos, portadores de uma frescura e salinidade natural, sem rega, uniques, marcados pela influência de um microclima natural do sopé da Serra de Todo-o-Mundo e pela proximidade ao mar Atlântico, a cerca de 20 Km. Nos cerca de 20 hectares de vinhas da Quinta do Porto Nogueira - com categoria DOC Óbidos - cada parcela de vinha é tratada e valorizada como única e diferente, e todos os nossos vinhos são produzidos a pensar no prazer e no bem-estar de quem os usufrui.
Castas Brancas plantadas: Arinto, Alvarinho, Encruzado, Sauvignon Blanc, Chardonnay
Castas Tintas plantadas: Pinot Noir, Touriga Nacional
-
Quinta do Porto Nogueira
A Escolha das Uvas
Na vindima e na adega, adoptamos um rigoroso processo de Escolha das Uvas que utilizamos para produzir os nossos vinhos. É um processo de triagens sucessivas que nos assegura a selecção apenas das melhores uvas: mondas pré-vindimas, escolha de cachos na própria vindima, escolha de cachos na adega e escolha de bagos na mesa. Na fruta que utilizamos não há verdes, podres, parras, insectos ou lixos.
Apenas a melhor fruta é utilizada na criação dos nossos vinhos.
-
Quinta do Porto Nogueira
Adega e Caves
As uvas brancas depois de prensadas, fermentam em pequenas cubas. Os vinhos brancos estagiam em barricas de carvalho francês ou americano, sob borra fina, com batonnage.
As uvas tintas são suavemente pisadas e maceradas em lagares e fermentadas em pequenas cubas. Posteriormente, os vinhos tintos estagiam em barricas de carvalho francês e ou americano, das conceituadas tanoarias Séguin Moreau e JM Gonçalves.
Vinificamos apenas as nossas próprias uvas.