A Quinta da Escusa estende-se por um longo vale, que liga as povoações rurais de Quintas e de Vale de Barco, nas quais nasceram os antepassados dos actuais proprietários. Aí exerceram a viticultura e agricultura sobre alguns dos actuais terrenos da Quinta e, desde 1929, produziram o seu próprio vinho. Durante séculos a principal cultura foi a vinha, agora reposta e plantada nos seus terroirs originais.
-
Quinta da Escusa
As Vinhas
As nossas vinhas produzem em terrenos arenosos, férteis, marcados pela influência da Serra de Aire e Candeeiros e a Serra de Montejunto, a norte do rio Tejo, na charneca ribatejana, marcados por um clima especialmente quente no Verão, onde a maturação das uvas é mais rápida. Nos cerca de 10 hectares de vinhas da Quinta da Escusa - com categoria DOC do Tejo - cada parcela de vinha é tratada e valorizada como única e diferente, e todos os nossos vinhos são produzidos a pensar no prazer e no bem-estar de quem os usufrui.
Castas Brancas plantadas: Arinto e Moscatel Alexandria
Castas Tintas plantadas: Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Tinta Miúda, Sousão, Castelão e Syrah
-
Quinta da Escusa
A Escolha das Uvas,
a Adega e CavesNa vindima e na adega, adoptamos um rigoroso processo de Escolha das Uvas que utilizamos para produzir os nossos vinhos. É um processo de triagens sucessivas – no campo e na adega - que nos assegura a selecção apenas das melhores uvas. Os nossos vinhos são criados com a melhor fruta e apenas vinificamos as uvas das nossas próprias vinhas. Os vinhos varietais e blends da categoria Reserva estagiam, entre 6 a 12 meses, em barricas de carvalho francês ou americano, das conceituadas tanoarias Séguin Moreau e JM Gonçalves.
Apenas a melhor fruta é utilizada na criação dos nossos vinhos.